ISSN: 1647-2829

Revista Online da Sociedade Portuguesa de Ecologia

Home

ÂmbitoCorpo Editorial

Normas para Publicação

Próximas Edições

Arquivo

Contactos

 

Normas para Publicação


 

Sobre a revista Ecologi@

 

A revista Ecologi@ é uma publicação online de acesso livre e gratuito, para divulgação do conhecimento científico em todos os domínios da Ecologia e das suas interfaces.

 

Contempla as secções: Destaques, Entrevista, Artigos Científicos, Artigos de Revisão, Artigos de Opinião, e Resumos de Teses e Projectos financiados recentes.

 

Todos os artigos de investigação científica e de revisão são sujeitos a um processo de avaliação pelos pares, cuja responsabilidade pertence ao Corpo Editorial. (ver Âmbito)

 

 

Instruções para os autores

 

Submissão de documentos

 

Para facilitar o processo de publicação e minimizar os custos administrativos só são aceites submissões on line por email para speco@fc.ul.pt

 

Os manuscritos serão submetidos por um dos autores que será o responsável pelo artigo durante o processo de submissão e de revisão.

 

O artigo deve ser submetido na forma de um ficheiro comprimido (zip) contendo todos os documentos (o texto em MS Word, tabelas e figuras e em separado (figuras em PDF ou JPG). Deve ser igualmente enviada uma versão completa do documento em PDF, com as tabelas e figuras inseridas no texto. Paginar todo o texto e numerar as linhas.

 

Embora não exista limite de número de páginas por artigo aconselha-se os autores dos artigos de investigação e de revisão a não ultrapassar as 10-12 páginas A4, incluindo tabelas e figuras. Nota: uma página A4  ~3000 caracteres Times 12 com espaços)

 

Todas as questões relacionadas com a preparação e submissão de artigos devem ser colocadas através do email speco@fc.ul.pt

 

Condições de submissão

 

Os artigos submetidos são originais e não podem ter sido já objecto de publicação excepto na forma de resumo ou tese, nem podem ser simultâneamente submetidos a outra revista ou publicação.

 

O autor que submete o artigo é responsável pela obtenção do consentimento dos co-autores e das instituições envolvidas e deve assegurar a ausência de conflitos de interesses relativamente à publicação do artigo.

 

A SPECO confirmará a recepção do manuscrito por email e a restante correspondência durante o processo de revisão e de revisão da prova final será enviada para o autor que for indicado no artigo como correspondente.

 

Todas as questões relacionadas com a publicação de artigos aceites devem ser colocadas através do email speco@fc.ul.pt

 

Processo de revisão

 

Todos os artigos científicos e de revisão são sujeitos a avaliação por um mínimo de dois membros do Corpo Editorial de modo a garantir que são cumpridos os requisitos de qualidade a que a revista se propõe.

 

Custos de processamento

 

A revista Ecologi@ é uma publicação de acesso livre e gratuito para todos os utilizadores, pelo que não existem custos de processamento para os autores

 

Artigos – Preparação do manuscrito para submissão

 

O artigo será escrito em português ou em inglês, utilizando um estilo claro e directo. Todas as páginas e linhas devem ser numeradas sequencialmente, de modo a facilitar o processo de revisão e edição.

 

Autores que não dominem a língua inglesa devem garantir que o manuscrito não tem erros e reúne as condições de inteligibilidade necessárias à submissão, recorrendo por exemplo, a serviços de tradução.

 

Deve ser utilizada letra do tipo Times (ou semelhante) no tamanho 12. Todas as abreviaturas devem ser precedidas do nome por extenso quando são mencionadas pela primeira vez no texto, excepto se forem unidades de medida. Os nomes latinos dos organismos (género e espécie) são escritos em itálico, bem como outras palavras latinas (in vivo, et al., etc).

 

Unidades de medida

 

As unidades de medida a utilizar são as do Sistema Internacional (SI)

 

Título e autoria do artigo

 

Na primeira pagina do manuscrito deve ser incluída a informação:

  • Título do artigo

  • Nome dos autores por extenso (sublinhar o nome do autor correspondente)

  • Endereços institucionais completos

  • Endereços de email

Resumo

 

Haverá dois resumos dos aspectos essenciais do artigo, um escrito em português outro em inglês (abstract).

No caso dos resumos de artigos de investigação e revisão cada resumo não deve exceder as 250 palavras.

O uso de abreviaturas e a citação de referências no resumo deve ser evitados.

No caso dos artigos de opinião os resumos são opcionais e devem ser limitados a 150 palavras.

 

Organização do texto

Artigos Científicos:

 

O texto deve ser estruturado em secções: Resumo, Abstract, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos (se os houver) e Referências.

 

Artigos de Revisão:

 

O texto deve ser dividido em Resumo, Abstract e texto principal. Este pode ainda ser subdividido de acordo com os temas em revisão. Seguem-se-lhe os Agradecimentos (se os houver) e as Referências

 

Artigos de Opinião:

 

O texto pode ser dividido em Resumo (opcional) e texto principal e podem ser incluídos sub-títulos se necessário.

 

Agradecimentos

 

Todos os agradecimentos (se os houver) devem ser inseridos no final do artigo, antes da secção Referências. Devem incluir, as bolsas e projectos no âmbito dos quais o trabalho foi realizado, as entidades financiadoras e todos os que contribuíram de modo substancial para o trabalho, quer do ponto de vista conceptual, científico, quer técnico.

 

Referências

 

Os autores são responsáveis pela correcção e exactidão das informações incluídas nas referências. As referências são apresentadas numa lista ordenada alfabéticamente pelo apelido do primeiro autor. Todas as referências têm de ser citadas no texto.

Artigos em revista

 

Fryxell JM, Sinclair ARE, 1988. Causes and consequences of migration by large herbivores. Trends Ecol Evol 3: 237–41.

 

Livros

 

Anderson RM, May RS, 1991. Infectious diseases of humans: dynamics and control, 2nd ed. Oxford University Press, Oxford, UK.

 

Artigos em livro

 

May RM, Anderson RS, 1983. Parasite-host coevolution. In: Futuyama DJ and Slatkin M (Eds). Coevolution, 3rd ed. Sinauer, Sunderland MA, USA

 

Actas de conferencias

 

Schaefer M, 1975. Experimental studies on the importance of interspecies competition for the lycosid spiders in a salt marsh. Proceedings of the 6th International Arachnological Congress; 19–20 Mar 1974; Nederlandse Entomologische Vereniging. Amsterdam.

 

Relatórios científicos e técnicos

 

NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), 1961. Climatological data–Kansas. Environmental Data and Information Service, National Climatic Center. Report NOAA-03-88-1. Asheville NC, USA.

 

Teses

 

Feth JA, 1947. The geology of Northern Canelo Hills (PhD dissertation). University of Arizona. Tucson AZ, USA

 

Referências online

 

Smith RS, (sd). My trip to India. http://cs.geotown.com/smithtrip.html. Acesso: 14 Dez 1999.

Bird Ecology Society (BES), 1999. Ecology of birds at the turn of the millennium. www.ecologyofbirds.com. Acesso: 14 Dez 1999.

GVU’s 8th WWW user survey, (sd). www.cc.gatech.edu/gvu/usersurveys/ survey 1997–10. Acesso: 8 Ago 2000.

 

Artigos de jornais

 

Baker JK, 1999. Switch to dollar bodes ill for Ecuador. Washington Post. Set 12: 2.

 

Figuras

 

Os autores devem ilustrar os seus artigos com Figuras (fotografias, gráficos e esquemas) a cores de modo a complementar e clarificar o texto e a captar o interesse e atenção do leitor. As Figuras devem ser apresentadas em formato JPEG.

 

Todas as Figuras têm de incluir uma legenda descritiva e auto-explicativa, e incluir as unidades de medida (se for o caso), utilizando letra do tipo Arial ou semelhante. Todas as Figuras são obrigatoriamente citadas no texto de forma sequencial.

 

Tabelas

 

Todas as Tabelas têm de incluir um título descritivo e auto-explicativo, e incluir as unidades de medida (se for o caso), utilizando letra do tipo Arial ou semelhante e sem colocar traços verticais. Todas as Tabelas são obrigatoriamente citadas no texto de forma sequencial.

 

Aceitação – Versão Final

 

Depois de comunicada a aceitação do artigo o autor enviará uma versão final para a SPECO (email: speco@fc.ul.pt). Esta versão final deve incluir no texto todas as Tabelas e Figuras nas posições correctas e ser cuidadosamente formatada de acordo com as regras a enviar com a aceitação do artigo.

 

Provas finais

 

As provas finais são enviadas ao autor que as deve examinar e eventualmente corrigir, e devolvidas à SPECO num prazo de 5 dias. Nesta fase apenas serão permitidas alterações muito pequenas e que não impliquem nova formatação.

 

Teses e Projectos

 

O estudantes de Mestrado e de Doutoramento, estudantes de Pós-graduação e os investigadores em geral podem publicar os resumos das suas Teses e Projectos aprovados, contribuindo assim para a divulgação da Ecologia nas suas múltiplas vertentes.

 

Os resumos de Teses e Projectos não devem exceder os 2000 caracteres com espaços. Do resumo constará o título, autor(es) instituições envolvidas contactos, entidade financiadora (caso se aplique) e outra informação que seja considerada relevante.

 

 

Direitos de autor

 

Os autores de artigos publicados em regime de acesso livre retêm os direitos de autor sobre os seus trabalhos. Todos os artigos da revista Ecologi@ são publicados nos termos da Licença Creative Commons que permite o uso, distribuição e reprodução do artigo, desde que o trabalho original seja correctamente citado.

Copyright © 2013 SPECO. Todos os direitos reservados

Edição Apoio